História da SOBED-DF
História da Sociedade Brasileira de Endoscopia do Distrito Federal (SOBED-DF)
Autor: Júlio César de Soares Veloso Co-autor: Rodrigo Aires de Castro
Os primórdios da endoscopia em Brasília (DF)
Tudo começou aqui em Brasília, no ano de 1970, com Dr. Antônio Macedo de França Filho e Dr. Sylvio Pereira de Jesus na enfermaria de Gastroenterologia do 9º andar do Hospital Distrital, atual Hospital de Base de Brasília. Foram eles os primeiros médicos a fazerem as primeiras endoscopias na capital federal utilizando um fibroendoscópio Olympus GIF D3.
Naquela época a enfermaria de gastroenterologia do Hospital Distrital era formada pelos Drs. Antônio Macedo de França Filho e Sylvio Pereira de Jesus. Dr. Macedo formou-se em medicina em 1957 na Universidade Federal da Paraíba e fez residência de Gastroenterologia no Hospital dos Servidores do Estado do RJ (HSE) nos anos de 1958 e 1959. Ele chegou em Brasília em maio de 1960 e nesse mesmo ano começou a trabalhar no Hospital Distrital. No final da década de 60, fez o famoso curso de endoscopia de Akira Nakadaira em Marília (SP), tendo ficado também 1 mês no Japão e 6 meses no Hospital Provincial de Barcelona, aprendendo endoscopia digestiva. Sylvio, aprendeu na França, onde foi o primeiro estagiário brasileiro do famoso endoscopista parisiense Claude Liguory, provavelmente já no início da década de 70. O terceiro endoscopista da cidade foi o Dr. José Augusto de Araújo Pires, o qual fez residência médica em gastroenterologia no Hospital Distrital de 1970 a 1971. Três anos mais tarde (1974) o Dr. Alexandre Gomes Ferreira Neto ingressa como estagiário na enfermaria de gastroenterologia e passa a aprender também endoscopia. Nessa época Dr. Eduardo Aires Coelho Marques era residente de gastroenterologia.
Os sócios brasilienses fundadores da SOBED
De acordo com o Artigo 15 do estatuto da SOBED, são sócios fundadores os signatários das Atas de Fundação de Curitiba e de Salvador, e os que efetivamente participarem da Fundação de Capítulos. No seu parágrafo 1 serão considerados sócios fundadores, por força de sua participação na criação de Capítulos, aqueles que a Diretoria da SOBED, no ato da criação dos citados órgãos, os credenciarem como tal.
Em Brasília temos dois sócios fundadores, o Dr. Sylvio Pereira de Jesus, por ter sido um dos signatários das atas de fundação da SOBED e o Dr. Alexandre Gomes Ferreira Neto por ter fundado o capítulo da SOBED DF em 1988.
XXIII Congresso Brasileiro de Gastroenterologia (1972)
Entre 23 a 28 de julho de 1972, ocorreu em Brasília, o XXIII Congresso Brasileiro de Gastroenterologia. O interesse aumentado pela endoscopia digestiva despertado na década de 60, com a introdução da gastrocâmera no nosso país e, principalmente com o surgimento dos primeiros endoscópios de fibra ótica no início de 70, fizeram um grupo de médicos iniciarem um movimento de criação do que seria a futura Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. No dia 25 de julho editaram uma petição endereçada ao presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e colheram inúmeras assinaturas nos corredores do Instituto Central de Ciências (ICC), também conhecido como Minhocão, principal prédio acadêmico da Universidade de Brasília, onde o Congresso ocorria, solicitando ao Conselho Diretor da FBG que tomasse as devidas providências para a criação de um capítulo ou seção de Endoscopia Digestiva. Nessa petição, conhecida como a petição de Brasília, dois médicos brasilienses foram signatários, tendo o Dr. Sylvio Pereira de Jesus sido o terceiro a assinar e o Dr. Antônio Macedo de França Filho a nona assinatura.
Nesse congresso o Dr. Sylvio Pereira de Jesus era o presidente da Comissão Organizadora e decidiu incluir na programação científica o colóquio “Endoscopia em Gastroenterologia”, sob a coordenação do Dr. José Martins Job e com a participação do Dr. Glaciomar Machado.
Finalmente três anos depois da bendita petição, no mesmo dia 25 de julho era fundada a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, cuja sigla é SOBED, na cidade de Curitiba (PR).
Mudança de nome para Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva do Distrito Federal (SOBED-DF)
Em 12 de fevereiro de 2009, durante a gestão do Dr. Aloísio Fernando Soares, por determinação da SOBED Nacional, foi alterado o nome do capítulo do DF para Sociedade Brasileira de Endoscopia do Distrito Federal (SOBED-DF), com caráter e natureza jurídica de Associação, com personalidade jurídica, administrativa e financeira próprias, mas com estrita consonância com a SOBED Nacional e sendo a legítima representante desta na área territorial do Distrito Federal. Seus principais objetivos são o de congregar, organizar e representar a classe dos médicos endoscopistas do Sistema Digestivo, defendendo os interesses de seus associados relativos ao exercício da especialidade e, também promover o desenvolvimento do ensino, pesquisa e da prática da Endoscopia do Sistema Digestivo no âmbito do Distrito Federal.
Contribuição de Brasília para a endoscopia nacional
O primeiro evento significativo foi o XXIII Congresso Brasileiro de Gastroenterologia ocorrido em 1972 na Universidade de Brasília. A cidade tinha apenas 12 anos de fundação e as primeiras discussões sobre temas de endoscopia começavam a ocorrer na mesma velocidade em que a Capital Federal crescia. Como vimos anteriormente, foi nesse congresso que se iniciou o movimento de criação do que seria a SOBED Nacional 3 anos mais tarde.
Depois desse primeiro, só 25 anos mais tarde iria ocorrer o próximo evento de caráter nacional, o XIII Seminário Brasileiro de Endoscopia Digestiva de 1997, que teve como local de realização o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado no Eixo Monumental, e foi presidido pelo Dr. Alexandre Gomes Ferreira Neto.
Em 2008 novamente Brasília foi o centro das atenções com a realização da VIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD) também realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães entre 05 a 09 de outubro. Dr. Columbano Junqueira Neto era o presidente da comissão organizadora.
A SBAD volta para Brasília novamente em 2017 com a realização da XVI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, de 11 a 15 de novembro, agora tendo sido realizada no Centro de Convenções Internacional do Brasil. Na ocasião o Dr. Flávio Hayato Ejima era o presidente da SOBED Nacional e, também presidente da SBAD.
Brasília tem contribuído com a formação de gastroenterologistas e endoscopistas através dos programas de residência médica reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) desenvolvidos no Hospital de Base (SES), no Hospital Universitário de Brasília (UnB) e no Hospital das Forças Armadas (HFA). No Hospital de Base atualmente já se conta com um programa exclusivo de residência médica em Endoscopia com duração de 2 anos, também chancelado como Centro de Ensino e Treinamento da SOBED (CET-SOBED), o primeiro a ser credenciado na região Centro Oeste.
1) Antônio Macedo de França Filho (1988-1990)
2) Sylvio Pereira de Jesus (1990-1992)
3) Alexandre Gomes Ferreira Neto (1992-1994)
4) Aloisio Fernando Soares (1994-1996)
5) Alexandre Gomes Ferreira Neto (1996-1998)
6) Calixto Abraão Neto (1998-2000)
7) Alexandre Gomes Ferreira Neto (2000-2002)
8) Flávio Hayato Ejima (2002-2004)
9) Cibele Vieira Vitali Mendes (2004-2006)
10) Alexandre Gomes Ferreira Neto (2006-2008)
11) Aloísio Fernando Soares (2008-2010)
12) Francisco Machado da Silva (2010-2012)
13) Eduardo Aires Coelho Marques (2012-2014)
14) Júlio César de Soares Veloso (2014-2016)
15) Bruno Chaves Salomão (2016-2018)
16) Rodrigo Aires de Castro (2018-2020)