História da Sociedade Brasileira de Endoscopia do Distrito Federal (SOBED-DF)
Autor: Júlio César de Soares Veloso
Co-autor: Rodrigo Aires de Castro
Os primórdios da endoscopia em Brasília (DF)
Tudo começou aqui em Brasília, no ano de 1970, com Dr. Antônio Macedo de França Filho e Dr. Sylvio Pereira de Jesus na enfermaria de Gastroenterologia do 9º andar do Hospital Distrital, atual Hospital de Base de Brasília. Foram eles os primeiros médicos a fazerem as primeiras endoscopias na capital federal utilizando um fibroendoscópio Olympus GIF D3.
Naquela época a enfermaria de gastroenterologia do Hospital Distrital era formada pelos Drs. Antônio Macedo de França Filho e Sylvio Pereira de Jesus. Dr. Macedo formou-se em medicina em 1957 na Universidade Federal da Paraíba e fez residência de Gastroenterologia no Hospital dos Servidores do Estado do RJ (HSE) nos anos de 1958 e 1959. Ele chegou em Brasília em maio de 1960 e nesse mesmo ano começou a trabalhar no Hospital Distrital. No final da década de 60, fez o famoso curso de endoscopia de Akira Nakadaira em Marília (SP), tendo ficado também 1 mês no Japão e 6 meses no Hospital Provincial de Barcelona, aprendendo endoscopia digestiva. Sylvio, aprendeu na França, onde foi o primeiro estagiário brasileiro do famoso endoscopista parisiense Claude Liguory, provavelmente já no início da década de 70. O terceiro endoscopista da cidade foi o Dr. José Augusto de Araújo Pires, o qual fez residência médica em gastroenterologia no Hospital Distrital de 1970 a 1971. Três anos mais tarde (1974) o Dr. Alexandre Gomes Ferreira Neto ingressa como estagiário na enfermaria de gastroenterologia e passa a aprender também endoscopia. Nessa época Dr. Eduardo Aires Coelho Marques era residente de gastroenterologia.
- XXIII Congresso Brasileiro de Gastroenterologia (1972)
Entre 23 a 28 de julho de 1972, ocorreu em Brasília, o XXIII Congresso Brasileiro de Gastroenterologia. O interesse aumentado pela endoscopia digestiva despertado na década de 60, com a introdução da gastrocâmera no nosso país e, principalmente com o surgimento dos primeiros endoscópios de fibra ótica no início de 70, fizeram um grupo de médicos iniciarem um movimento de criação do que seria a futura Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. No dia 25 de julho editaram uma petição endereçada ao presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e colheram inúmeras assinaturas nos corredores do Instituto Central de Ciências (ICC), também conhecido como Minhocão, principal prédio acadêmico da Universidade de Brasília, onde o Congresso ocorria, solicitando ao Conselho Diretor da FBG que tomasse as devidas providências para a criação de um capítulo ou seção de Endoscopia Digestiva. Nessa petição, conhecida como a petição de Brasília, dois médicos brasilienses foram signatários, tendo o Dr. Sylvio Pereira de Jesus sido o terceiro a assinar e o Dr. Antônio Macedo de França Filho a nona assinatura.
Nesse congresso o Dr. Sylvio Pereira de Jesus era o presidente da Comissão Organizadora e decidiu incluir na programação científica o colóquio “Endoscopia em Gastroenterologia”, sob a coordenação do Dr. José Martins Job e com a participação do Dr. Glaciomar Machado.
Finalmente três anos depois da bendita petição, no mesmo dia 25 de julho era fundada a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, cuja sigla é SOBED, na cidade de Curitiba (PR).
- Fundação do Capítulo da SOBED no DF
Em Brasília os primeiros sócios titulares da SOBED foram os médicos Antônio Macedo de França Filho, Sylvio Pereira de Jesus, Alexandre Gomes Ferreira Neto e José Augusto de Araújo Pires.
Até 1988 existia apenas uma representação da SOBED no Distrito Federal, exercida por várias vezes pelo Dr. Alexandre Gomes Ferreira Neto, porque por força do estatuto eram necessários pelo menos 5 membros titulares para a formação de um capítulo.
Em junho de 1988 o Dr. Sussumu Hirako passa a ser o quinto membro titular, cumprindo assim todos os requisitos necessários para a criação do capítulo. Em 21 de julho de 1988, na sede da Associação Médica de Brasília na 713/913 Sul, ocorria a primeira reunião do recém-criado capítulo do Distrito Federal da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Nessa reunião foi empossado o primeiro presidente eleito, Dr. Antônio Macedo de França Filho. Foram signatários dessa reunião, Sylvio Pereira de Jesus, Antônio Macedo de França Filho, Alexandre Gomes Ferreira Neto, Sussumu Hirako, Calixto Abraão Neto e Aloísio Fernando Soares.
- Os sócios brasilienses fundadores da SOBED
De acordo com o Artigo 15 do estatuto da SOBED, são sócios fundadores os signatários das Atas de Fundação de Curitiba e de Salvador, e os que efetivamente participarem da Fundação de Capítulos. No seu parágrafo 1 serão considerados sócios fundadores, por força de sua participação na criação de Capítulos, aqueles que a Diretoria da SOBED, no ato da criação dos citados órgãos, os credenciarem como tal.
Em Brasília temos dois sócios fundadores, o Dr. Sylvio Pereira de Jesus, por ter sido um dos signatários das atas de fundação da SOBED e o Dr. Alexandre Gomes Ferreira Neto por ter fundado o capítulo da SOBED DF em 1988.
- Mudança de nome para Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva do Distrito Federal (SOBED-DF)
Em 12 de fevereiro de 2009, durante a gestão do Dr. Aloísio Fernando Soares, por determinação da SOBED Nacional, foi alterado o nome do capítulo do DF para Sociedade Brasileira de Endoscopia do Distrito Federal (SOBED-DF), com caráter e natureza jurídica de Associação, com personalidade jurídica, administrativa e financeira próprias, mas com estrita consonância com a SOBED Nacional e sendo a legítima representante desta na área territorial do Distrito Federal. Seus principais objetivos são o de congregar, organizar e representar a classe dos médicos endoscopistas do Sistema Digestivo, defendendo os interesses de seus associados relativos ao exercício da especialidade e, também promover o desenvolvimento do ensino, pesquisa e da prática da Endoscopia do Sistema Digestivo no âmbito do Distrito Federal.
- Contribuição de Brasília para a endoscopia nacional
O primeiro evento significativo foi o XXIII Congresso Brasileiro de Gastroenterologia ocorrido em 1972 na Universidade de Brasília. A cidade tinha apenas 12 anos de fundação e as primeiras discussões sobre temas de endoscopia começavam a ocorrer na mesma velocidade em que a Capital Federal crescia. Como vimos anteriormente, foi nesse congresso que se iniciou o movimento de criação do que seria a SOBED Nacional 3 anos mais tarde.
Depois desse primeiro, só 25 anos mais tarde iria ocorrer o próximo evento de caráter nacional, o XIII Seminário Brasileiro de Endoscopia Digestiva de 1997, que teve como local de realização o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado no Eixo Monumental, e foi presidido pelo Dr. Alexandre Gomes Ferreira Neto.
Em 2008 novamente Brasília foi o centro das atenções com a realização da VIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD) também realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães entre 05 a 09 de outubro. Dr. Columbano Junqueira Neto era o presidente da comissão organizadora.
A SBAD volta para Brasília novamente em 2017 com a realização da XVI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, de 11 a 15 de novembro, agora tendo sido realizada no Centro de Convenções Internacional do Brasil. Na ocasião o Dr. Flávio Hayato Ejima era o presidente da SOBED Nacional e, também presidente da SBAD.
Brasília tem contribuído com a formação de gastroenterologistas e endoscopistas através dos programas de residência médica reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) desenvolvidos no Hospital de Base (SES), no Hospital Universitário de Brasília (UnB) e no Hospital das Forças Armadas (HFA). No Hospital de Base atualmente já se conta com um programa exclusivo de residência médica em Endoscopia com duração de 2 anos, também chancelado como Centro de Ensino e Treinamento da SOBED (CET-SOBED), o primeiro a ser credenciado na região Centro Oeste.
1) Antônio Macedo de França Filho (1988-1990)
2) Sylvio Pereira de Jesus (1990-1992)
3) Alexandre Gomes Ferreira Neto (1992-1994)
4) Aloisio Fernando Soares (1994-1996)
5) Alexandre Gomes Ferreira Neto (1996-1998)
6) Calixto Abraão Neto (1998-2000)
7) Alexandre Gomes Ferreira Neto (2000-2002)
8) Flávio Hayato Ejima (2002-2004)
9) Cibele Vieira Vitali Mendes (2004-2006)
10) Alexandre Gomes Ferreira Neto (2006-2008)
11) Aloísio Fernando Soares (2008-2010)
12) Francisco Machado da Silva (2010-2012)
13) Eduardo Aires Coelho Marques (2012-2014)
14) Júlio César de Soares Veloso (2014-2016)
15) Bruno Chaves Salomão (2016-2018)
16) Rodrigo Aires de Castro (2018-2020)